terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação sobre o Pec 33 e Pec 37.

Os debates em torno da proposta de emenda à constituição (PEC) 37, que atribui competência para investigação criminal às polícias e, portanto, tira o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal e de outras instituições, e da PEC 33, que submete algumas decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao poder Legislativo, como as súmulas vinculantes e as decisões proferidas em ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações declaratórias de constitucionalidade (ADC), têm causado indignações em diversos setores da sociedade.
A PEC 37 é conhecida como a “PEC da impunidade”, já que o Ministério Público tem atuação na investigação de crimes cometidos por agentes públicos e organizações criminosas, além da função de realizar o controle externo da polícia. Por outro lado, a PEC 33 está sendo vista como uma PEC que tira o poder de julgar do STF ou um “golpe à democracia”.
As duas PECs têm sido apontadas como uma revolta do parlamento contra o Poder Judiciário, em sua Corte Suprema, e contra o Ministério Público, que possui prerrogativas de poder apesar de, para muitos juristas, não ser considerado um poder. Estamos, portanto, discutindo atribuições e competências. Poder. Mas é mais que isso. Está havendo uma disputa pelo poder inclusive entre os parlamentares e o Executivo, com participação do Judiciário. Daí as questões envolvendo o projeto de lei sobre os novos partidos, fundo partidário e mudança de legenda.


MANIFESTANTES FAZEM PROTESTO PARA DIMINUIR O PRESO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS


Do G1 Campinas e Região
Comente agora
Grupo faz protesto contra passagem de ônibus na Câmara de Indaiatuba (Foto: João Paulo Lisboa)
Manifestantes fizeram um protesto contra a tarifa de ônibus na sessão desta segunda-feira (17) da Câmara de Indaiatuba (SP). Segundo a Guarda Municipal, pelo menos 1,5 mil pessoas foram até entrada do Legislativo. A tarifa do transporte público foi ajustada, em janeiro deste ano, de R$ 2,80 para R$ 3.20.
O programador Marcelo Sanches Barce, que também estava entre os cerca de 600 manifestantes que conseguiram entrar no Plenário, o protesto também foi para cobrar melhor condições na saúde. “Além da questão da passagem do ônibus, também fomos cobrar os vereadores na saúde por causa de hospitais sem médico”, revelou.
Após o protesto na Câmara, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas e avenidas da cidade. Segundo a guarda, a manifestação foi pacífica e não houve registro de tumultos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

1° ida ao espaço.(verdade ou mentira)



No dia 12 de abril de 1961 realizou-se uma ida ao espaço do cosmonauta Yuri Alexeyevich Gargarin, completando a órbita terrestre em 1h48m,dentroda nave epacial russa Vostok 1. Para esta viagem espacial, Yuri Gagarin foi obrigado realizar uma completa preparação psicológica e tecnológica, para que, no final do voo, o astronauta se lembrasse de pormenores importantes para o avanço da corrida ao espaço e decisivos para futuras viagens espaciais, isto tudo depois de ter passado por situações de grande tensão e dureza.




1° ida ao espaço
Grandes navegações