terça-feira, 14 de maio de 2013

Grandes navegações


 A imagem acima representa a rota das grandes navegações de antigamente, a principal rota que chegou mais perto do Brasil que veio da EUROPA e da ÁSIA interessando-se pelas riquezas do país como caravelas,ouro,prata etc. Mas se interessando mais no domínio das cidades que faziam fronteira com outros países de grandes riquezas.Como Uruguai, Paraguai, Argentina...
  As viagens das grandes navegações, a formação dos Estados Nacionais e a ascensão da burguesia para compreendermos a experiência histórica.
 

       
















O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

 Ele morr



 CONCLUSÃO : Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura-juvenil brasileiro.Em 18 de abril de 1882 ele iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.Em 1904 venceu o concurso literário.
 Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                                                                                     Produzido por :Mohamed. 
                                                                                                                     ilustrador :João.                                
                                                                                                                     operadora 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pessoas contra a justiça

EM RELAÇÃO A MAIORIDADE PENAL DE NOSSO PAÍS, FAÇAM A LEITURA DO TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

            CARTA DE UM FILÓSOFO AO PÚBLICO QUE O ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS.
            Muitas pessoas postando fotos e bradando a FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL. Compreendo a revolta.
            Mas não se esqueçam de um detalhe importante - e NÃO FIQUE BRAVO COMIGO - mais de 70% dos presos estão lá por envolvimento com o Tráfico de Drogas, a grande maioria não é composta por assassinos, estupradores ou pessoas que cometeram crimes muito graves.
            Enquanto que os VERDADEIROS BANDIDOS DE TERNO E GRAVATA, aqueles que ALIMENTAM essa situação social BIZARRA, estão longe das cadeias.
            Eu fiz trabalhos nesses lugares, não estou falando baseado em "achismos" por isso que sou a favor de que a SOCIEDADE ASSUMA AS RESPONSABILIDADES TAMBÉM por esses menores, na PUNIÇÃO SIM, Mas na reabilitação. As pessoas acham que não são responsáveis pela proliferação desses pequenos criminosos. São totalmente responsáveis no momento em que são OMISSAS com o DESRESPEITO DOS POLÍTICOS COM O DINHEIRO PÚBLICO, que no fim das contas vai colaborar na formação desses criminosos.
            SEJAM ASSIM DETERMINADOS TAMBÉM NA COBRANÇA DE QUE ESSES VAGABUNDOS QUE ROUBAM A DIGNIDADE DE NOSSO POVO E DE NOSSAS CRIANÇAS - cumpram suas PENAS ATRÁS DAS GRADES.
            Quando mobilizamos o POVO para ir as RUAS COBRAR PUNIÇÃO DESSES SAFADOS do CONGRESSO NACIONAL, NINGUÉM APARECE.
QUESTÕES:


1. De acordo com o escritor, qual os verdadeiros bandidos de nossa sociedade? 
R:As crianças de menor de idade e os adultos pelo envolvimento de drogas e armas perto dos filhos.

2. Ele é a favor ou contra a redução da maioridade penal? Por que?
R:Ele era a favor a redução da maioridade penal, As crianças menores de idade também entram nessa confusão de drogas e armas.

3. Coloque a sua opinião sobre o texto em, no mínimo um parágrafo de quatro linhas, explicitando fatos e criticando-os (lembrem-se, uma crítica não é necessariamente um ponto negativo).
R:A minha opinião é que, fez o crime tem que pagar por isso, mesmo que seja de menor tem que ser preso, ex:A dentista que foi morta por bandidos, tinham 3 ladrões, um deles era de menor, justo ele tacou fogo nela e passou por julgamento e não foi preso. Depois a justiça tomou vergonha  na cara e o prendeu.