terça-feira, 19 de novembro de 2013

O dia do soldado

No dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luis Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.
S, no Exército, Marinha soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.
Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.

Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.
A vitória conquistada de maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque.
Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.
Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.
As especializações ou áreas de trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, logística e serviços, e étnicos.
Esse é um problema sério que a segurança pública do Brasil enfrenta, pois os governantes não investem na carreira dos mesmos, não melhoram a política salarial da classe, faltando-lhes grandes recursos.
Os soldados da polícia rodoviária estão acostumados a ouvirem sugestões de propina, pois muitos motoristas imprudentes oferecem dinheiro para não serem multados. Alguns se negam a aceitar, preferindo manter a ética profissional, enquanto outros, por dificuldades financeiras, se corrompem.
Se a política salarial da ordem dos soldados fosse levada a sério, com ganhos melhores e mais justos, isso não aconteceria e o Brasil seria um país melhor.
Seria justo que os responsáveis pela segurança nacional tivessem a força de seu trabalho mais estimada, reconhecida e valorizada pelas entidades públicas.


                                               As principais guerras que o Brasil participou                                                         



li

O Eclipse Solar

1-O que é Eclipse Solar.
O eclipse solar é um fenômeno que ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e o planeta, fazendo com que esse perca a iluminação dada pelo Sol. Ao contrário desse, ocorre a eclipse lunar quando o planeta se coloca em linha reta sobre o Sol e a Lua. 

Os eclipses podem ocorrer de forma total quando toda a luz solar é bloqueada, de forma parcial quando somente uma parte da luz solar é bloqueada e ainda anular quando uma pequena faixa de luz se faz visível ao redor do eclipse. Para que os eclipses ocorram, a Lua deve estar na fase cheia ou nova, fase em que o Sol se mantém na Linha dos Nodos, linha de intersecção entre o plano da órbita lunar e a órbita solar. 

Ao ocorrer um eclipse independente de ser solar ou lunar não se deve olhar para tal com os olhos despidos de proteção, pois podem ocorrer algumas lesões na retina e comprometer seriamente a visão, já que em face da escuridão do eclipse a pupila tende a ficar dilatada tornando-se vulnerável à luz. Diferente do que pensamos, os óculos escuros não oferecem proteção para os olhos quando esses são submetidos ao sol diretamente não podendo ser usados para a verificação do eclipse. 

As faixas que permitem a visibilidade do eclipse são denominadas penumbra, localizada nas laterais da região por onde ocorre o eclipse e umbra localizada de frente ao eclipse. Somente as pessoas que se localizam na área da umbra é que conseguem visualizar o eclipse solar de maneira total em sua plenitude. É calculado que ocorra em média dois eclipses por ano.

O dia da bandeira


As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  


No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.
Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.
                                                           Hino da bandeira

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil! 
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
____________________
Glossário:
- Pendão: bandeira, estandarte
- Augusto: digno de respeito, solene, imponente
- Formoso: belo. perfeito
- Vulto: semblante, fisionomia
- Pavilhão: bandeira, estandarte

Zumbi dos Palmares


Guerrilheiro negro brasileiro nascido em um dos mocambos do quilombo de Palmares, o líder mais famoso desse famoso quilombo e cuja vida tornou-se envolta em mitos e discussões. Descendente dos guerreiros imbangalas ou jagas, de Angola, com poucos dias de vida foi aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso e dado ao padre Antônio Melo em Porto Calvo (1655). Batizando como Francisco cresceu demonstrando uma inteligência privilegiada, e favorecido pela admiração do padre, aos 10 anos já sabia português e latim e aos 12 era coroinha. Aos 15 anos fugiu da casa do padre para voltar a Palmares, onde adotou o nome de Zumbi e passou a trabalhar na liderança dos quilombeiros. Participou da batalha em que a expedição de Jácome Bezerra foi derrotada (1673). Três anos depois, em um combate contra as tropas de Manuel Lopes Galvão, foi ferido com um tiro.



Dia Nacional da Consciência Negra  é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Revoltado com a assinatura de um acordo de paz (1678), rompeu com Ganga-Zumba e foi aclamado Grande Chefe pelos revoltosos que não aceitaram o acordo. Atacado pelas tropas lideradas por Domingos Jorge Velho (1694), foi baleado, mas conseguiu fugir espetacularmente. Um ano depois reapareceu e com cerca de 2000 palmarinos voltou a atacar povoados em Pernambuco, especialmente para conseguir armas e munições. No entanto, em um dos ataques, um de seus grupos foi derrotado, e o seu comandante, Antônio Soares foi preso (1695). Após ser torturado pelo bandeirante e mercenário paulista André Furtado de Mendonça, este lhe ofereceu a liberdade em troca da revelação do esconderijo de Zumbi e, em 20 de novembro daquele ano, Soares levou Mendonça até o esconderijo, na Serra Dois Irmãos. Conta-se que ao ver Soares, o grande chefe dos revoltosos foi abraçá-lo, mas foi recebido com uma punhalada no estômago. Os paulistas atacaram e o rebeldes presentes foram mortos. Seu corpo, perfurado por balas e punhaladas, foi levado a Porto Calvo, onde sua cabeça foi decepada e enviada para Recife, que por ordem do governador foi espetada em um poste para exposição pública até sua total decomposição. O dia 20 de novembro tornou-se o Dia da Consciência Negra.


Conclusão:O dia da Consciência Negra foi um dia muito especial.
 Zumbi dos Palmares morreu, pois era o líder de um quilombo,ele foi no alto do morro e havia 30.000 habitantes.
 Essa data foi marcada para a morte de Zumbi dos Palmares em 1965. 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Juscelino kubitschek

Introdução

Juscelino Kubitschek de Oliveira foi eleito presidente do Brasil nas eleições de 1955, tendo João Goulart (Jango) como vice-presidente. Assumiu o governo no dia 31 de janeiro de 1956, ficando no poder até 31 de janeiro de 1961, quando passou o cargo para Jânio Quadros.

Plano de Metas

No começo de seu governo, JK apresentou ao povo brasileiro o seu Plano de Metas, cujo lema era “cinqüenta anos em cinco”. Pretendia desenvolver o país cinqüenta anos em apenas cinco de governo. O plano consistia no investimento em áreas prioritárias para o desenvolvimento econômico, principalmente, infra-estrutura (rodovias, hidrelétricas, aeroportos) e indústria.


Desenvolvimento industrial

Foi na área do desenvolvimento industrial que JK teve maior êxito. Abrindo a economia para o capital internacional, atraiu o investimento de grandes empresas. Foi no governo JK que entraram no país grandes montadoras de automóveis como, por exemplo, Ford, Volkswagen, Willys e GM (General Motors). Estas indústrias instalaram suas filiais na região sudeste do Brasil, principalmente, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e ABC (Santo André, São Caetano e São Bernardo). As oportunidades de empregos aumentaram muito nesta região, atraindo trabalhadores de todo Brasil. Este fato fez aumentar o êxodo rural (saída do homem do campo para as cidades) e a migração de nordestinos e nortistas de suas regiões para as grandes cidades do Sudeste.

Construção de Brasília: a nova capital
Construção de Brasília:a principal obra do governo JK.




Além do desenvolvimento do Sudeste, a região Centro-Oeste também cresceu e atraiu um grande número de migrantes nordestinos. A grande obra de JK foi a construção de Brasília, a nova capital do Brasil. Com a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, JK pretendia desenvolver a região central do país e afastar o centro das decisões políticas de uma região densamente povoada. Com capital oriundo de empréstimos internacionais, JK conseguiu finalizar e inaugurar Brasília, em 21 de abril de 1960.

Balanço do governo JK (Juscelino Kubitschek)


A política econômica desenvolvimentista de Juscelino apresentou pontos positivos e negativos para o nosso país. A entrada de multinacionais gerou empregos, porém, deixou nosso país mais dependente do capital externo. O investimento na industrialização deixou de lado a zona rural, prejudicando o trabalhador do campo e a produção agrícola. O país ganhou uma nova capital, porém a dívida externa, contraída para esta obra, aumentou significativamente. A migração e o êxodo rural descontrolados fez aumentar a pobreza, a miséria e a violência nas grandes capitais do sudeste do país.

Conclusão:Juscelino Kubitschek ficou no gargo do dia 31 de janeiro de 1956 até o dia 31 de janeiro de 1961.Ele construiu a principal obra, a construção de Brasília.Seu vice-presidente foi João Goulart e ele foi eleito presidente nas eleições de 1955.


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Getulho Vargas

Getúlio Dornelles Vargas GCTE (São Borja, 19 de abril de 1882 — Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1954) foi um advogado e político brasileiro, líder civil da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13º e último presidente Washington Luís e impedindo a posse do presidente eleito em 1 de março de 1930, Júlio Prestes.
Foi presidente do Brasil em dois períodos. O primeiro de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e que dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e de 1937 a 1945, como presidente-ditador, enquanto durou o Estado Novonota 2 implantado após um golpe de estado.
No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando suicidou-se.
Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16)1 e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras.
A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de "getulismo" ou "varguismo". Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados "getulistas". As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas".
Cometeu suicídio no ano de 1954, com um tiro no coração, em seu quarto, no Palácio do Catete, na cidade do Rio de Janeiro, então capital federal. Getúlio Vargas foi considerado o mais importante presidente da história do Brasil. Sua influência se estende até hoje. A sua herança política é invocada por pelo menos dois partidos políticos atuais: o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Getúlio Vargas foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em 15 de setembro de 2010, pela lei nº 12.326.

O fato culminante da crise que antecede o suícidio do presidente acontece em agosto de 1954. Na madrugada do dia 05, o jornalista Carlos Lacerda sofre um atentado, no qual sai ferido e um Marechal da Aeronáutica, Rubens Vaz, é assassinado.
Após uma investigação, chega-se ao mandante do crime que era o chefe da guarda-pessoal do presidente, um ex-policial, chamado Gregório Fortunato. Esse crime, chamado de atentado da Rua Toneleros, é decisivo para que a campanha contra Vargas aumentasse e ganhasse mais adeptos no Brasil.
Diante disso, o presidente começa a ser pressionado por políticos, pelos militares, pelos setores empresariais. O vice-presidente, Café Filho, une-se aos opositores para fazer com que Vargas renunciasse o cargo.
Mas, na madrugada do dia 24 de agosto, Vargas toma a decisão que mudaria totalmente o rumo de sua trajetória na história do Brasil. Sozinho, em seu quarto, no Palácio do Catete, Vargas toma uma arma e dispara contra o próprio peito.
Sobre o fato, sua filha, Alzira Vargas diz: “Eu saí correndo feito uma doida e me joguei sobre o corpo dele. Ele ainda estava vivo e eu tive a impressão de que esboçava um sorriso”.
A situação tinha transformado-se completamente, os adversários do presidente, que até horas antes comemoravam a vitória, agora estavam do lado oposto. Na manhã de 24 de agosto de 1954, à medida que a carta testamento era transmitida pelas rádios, a população manifestava-se com indignação e revolta contra os adversários de Getúlio, tomando as ruas do Brasil. O jornalista Carlos Lacerda foi obrigado a fugir para o exterior, sendo considerado o “principal responsável” pela morte do presidente. Assim, os que conspiraram contra ele tiveram que esperar dez anos para, só então, concretizar seus planos. Antes disso, apesar de algumas tentativas, não houve clima político nem apoio popular para tal.
Acabava-se, então, o período da história brasileira conhecida como Era Vargas.


Conclusão: Getulho Vargas foi o maior presidente da história do nosso país até hoje.
Ele governou o Brasil há três anos no segundo período,mas ao todo ficou quinze anos no cargo de presidente da república.
Depois disso,quando iria perder o cargo por causa da Ditadura Militar haveria um golpe que o tiraria do poder.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação sobre o Pec 33 e Pec 37.

Os debates em torno da proposta de emenda à constituição (PEC) 37, que atribui competência para investigação criminal às polícias e, portanto, tira o poder de investigação criminal dos Ministérios Públicos Estaduais e Federal e de outras instituições, e da PEC 33, que submete algumas decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao poder Legislativo, como as súmulas vinculantes e as decisões proferidas em ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e ações declaratórias de constitucionalidade (ADC), têm causado indignações em diversos setores da sociedade.
A PEC 37 é conhecida como a “PEC da impunidade”, já que o Ministério Público tem atuação na investigação de crimes cometidos por agentes públicos e organizações criminosas, além da função de realizar o controle externo da polícia. Por outro lado, a PEC 33 está sendo vista como uma PEC que tira o poder de julgar do STF ou um “golpe à democracia”.
As duas PECs têm sido apontadas como uma revolta do parlamento contra o Poder Judiciário, em sua Corte Suprema, e contra o Ministério Público, que possui prerrogativas de poder apesar de, para muitos juristas, não ser considerado um poder. Estamos, portanto, discutindo atribuições e competências. Poder. Mas é mais que isso. Está havendo uma disputa pelo poder inclusive entre os parlamentares e o Executivo, com participação do Judiciário. Daí as questões envolvendo o projeto de lei sobre os novos partidos, fundo partidário e mudança de legenda.


MANIFESTANTES FAZEM PROTESTO PARA DIMINUIR O PRESO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS


Do G1 Campinas e Região
Comente agora
Grupo faz protesto contra passagem de ônibus na Câmara de Indaiatuba (Foto: João Paulo Lisboa)
Manifestantes fizeram um protesto contra a tarifa de ônibus na sessão desta segunda-feira (17) da Câmara de Indaiatuba (SP). Segundo a Guarda Municipal, pelo menos 1,5 mil pessoas foram até entrada do Legislativo. A tarifa do transporte público foi ajustada, em janeiro deste ano, de R$ 2,80 para R$ 3.20.
O programador Marcelo Sanches Barce, que também estava entre os cerca de 600 manifestantes que conseguiram entrar no Plenário, o protesto também foi para cobrar melhor condições na saúde. “Além da questão da passagem do ônibus, também fomos cobrar os vereadores na saúde por causa de hospitais sem médico”, revelou.
Após o protesto na Câmara, os manifestantes saíram em passeata pelas ruas e avenidas da cidade. Segundo a guarda, a manifestação foi pacífica e não houve registro de tumultos.

terça-feira, 4 de junho de 2013

1° ida ao espaço.(verdade ou mentira)



No dia 12 de abril de 1961 realizou-se uma ida ao espaço do cosmonauta Yuri Alexeyevich Gargarin, completando a órbita terrestre em 1h48m,dentroda nave epacial russa Vostok 1. Para esta viagem espacial, Yuri Gagarin foi obrigado realizar uma completa preparação psicológica e tecnológica, para que, no final do voo, o astronauta se lembrasse de pormenores importantes para o avanço da corrida ao espaço e decisivos para futuras viagens espaciais, isto tudo depois de ter passado por situações de grande tensão e dureza.




1° ida ao espaço
Grandes navegações 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Grandes navegações


 A imagem acima representa a rota das grandes navegações de antigamente, a principal rota que chegou mais perto do Brasil que veio da EUROPA e da ÁSIA interessando-se pelas riquezas do país como caravelas,ouro,prata etc. Mas se interessando mais no domínio das cidades que faziam fronteira com outros países de grandes riquezas.Como Uruguai, Paraguai, Argentina...
  As viagens das grandes navegações, a formação dos Estados Nacionais e a ascensão da burguesia para compreendermos a experiência histórica.
 

       
















O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

 Ele morr



 CONCLUSÃO : Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura-juvenil brasileiro.Em 18 de abril de 1882 ele iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis.Em 1904 venceu o concurso literário.
 Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.



                                                                                                                     Produzido por :Mohamed. 
                                                                                                                     ilustrador :João.                                
                                                                                                                     operadora 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Pessoas contra a justiça

EM RELAÇÃO A MAIORIDADE PENAL DE NOSSO PAÍS, FAÇAM A LEITURA DO TEXTO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

            CARTA DE UM FILÓSOFO AO PÚBLICO QUE O ACOMPANHA NAS REDES SOCIAIS.
            Muitas pessoas postando fotos e bradando a FAVOR DA REDUÇÃO DA MAIOR IDADE PENAL. Compreendo a revolta.
            Mas não se esqueçam de um detalhe importante - e NÃO FIQUE BRAVO COMIGO - mais de 70% dos presos estão lá por envolvimento com o Tráfico de Drogas, a grande maioria não é composta por assassinos, estupradores ou pessoas que cometeram crimes muito graves.
            Enquanto que os VERDADEIROS BANDIDOS DE TERNO E GRAVATA, aqueles que ALIMENTAM essa situação social BIZARRA, estão longe das cadeias.
            Eu fiz trabalhos nesses lugares, não estou falando baseado em "achismos" por isso que sou a favor de que a SOCIEDADE ASSUMA AS RESPONSABILIDADES TAMBÉM por esses menores, na PUNIÇÃO SIM, Mas na reabilitação. As pessoas acham que não são responsáveis pela proliferação desses pequenos criminosos. São totalmente responsáveis no momento em que são OMISSAS com o DESRESPEITO DOS POLÍTICOS COM O DINHEIRO PÚBLICO, que no fim das contas vai colaborar na formação desses criminosos.
            SEJAM ASSIM DETERMINADOS TAMBÉM NA COBRANÇA DE QUE ESSES VAGABUNDOS QUE ROUBAM A DIGNIDADE DE NOSSO POVO E DE NOSSAS CRIANÇAS - cumpram suas PENAS ATRÁS DAS GRADES.
            Quando mobilizamos o POVO para ir as RUAS COBRAR PUNIÇÃO DESSES SAFADOS do CONGRESSO NACIONAL, NINGUÉM APARECE.
QUESTÕES:


1. De acordo com o escritor, qual os verdadeiros bandidos de nossa sociedade? 
R:As crianças de menor de idade e os adultos pelo envolvimento de drogas e armas perto dos filhos.

2. Ele é a favor ou contra a redução da maioridade penal? Por que?
R:Ele era a favor a redução da maioridade penal, As crianças menores de idade também entram nessa confusão de drogas e armas.

3. Coloque a sua opinião sobre o texto em, no mínimo um parágrafo de quatro linhas, explicitando fatos e criticando-os (lembrem-se, uma crítica não é necessariamente um ponto negativo).
R:A minha opinião é que, fez o crime tem que pagar por isso, mesmo que seja de menor tem que ser preso, ex:A dentista que foi morta por bandidos, tinham 3 ladrões, um deles era de menor, justo ele tacou fogo nela e passou por julgamento e não foi preso. Depois a justiça tomou vergonha  na cara e o prendeu.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Meio Ambiente



Na fila do supermercado, o caixa diz a uma senhora idosa:
- A senhora deveria trazer suas próprias sacolas para as compras, uma vez que
sacos de plástico não são amigáveis com o ambiente.
A senhora pediu desculpas e disse: - Não havia essa onda verde no meu tempo.
O empregado respondeu: - Esse é exatamente o nosso problema hoje,
minha senhora.
Sua geração não se preocupou o suficiente com o nosso ambiente.

- Você está certo - responde a velha senhora - nossa geração não se
preocupou adequadamente com o ambiente.



> Naquela época, as garrafas de leite, garrafas de refrigerante e cerveja eram devolvidos à loja. A loja mandava de volta para a fábrica, onde eram lavadas e esterilizadas antes de cada reuso, e eles, os fabricantes de bebidas, usavam as garrafas, umas tantas outras vezes.

> Realmente não nos preocupamos com o ambiente no nosso tempo. Subíamos as escadas, porque não havia escadas rolantes nas lojas e nos escritórios. Caminhávamos até o comércio, ao invés de usar o nosso carro de 300 cavalos de potência a cada vez que precisamos ir a dois quarteirões.

> Nós não nos preocupávamos com o ambiente. Até então, as fraldas de bebês eram lavadas, porque não havia fraldas descartáveis. Roupas secas: a secagem era feita por nós mesmos, não nestas máquinas bamboleantes de 220 volts. A energia solar e eólica é que realmente secavam nossas roupas. Os meninos pequenos usavam as roupas que tinham sido de seus irmãos mais velhos, e não roupas sempre novas.

> Mas é verdade: não havia preocupação com o ambiente, naqueles dias. Naquela época só tínhamos somente uma TV ou rádio em casa, e não uma TV em cada quarto. E a TV tinha uma tela do tamanho de um lenço, não um telão do tamanho de um estádio; que depois será descartado como?

> Na cozinha, tínhamos que bater tudo com as mãos porque não havia máquinas elétricas, que fazem tudo por nós. Quando embalávamos algo um pouco frágil para o correio, usamos jornal amassado para protegê-lo, não plástico bolha ou pellets de plástico que duram cinco séculos para começar a degradar.

> Naqueles tempos não se usava um motor a gasolina apenas para cortar a grama, era utilizado um cortador de grama que exigia músculos. O exercício era extraordinário, e não precisava ir a uma academia e usar esteiras que também funcionam a eletricidade.

> Mas você tem razão: não havia naquela época preocupação com o ambiente. Bebíamos diretamente da fonte, quando estávamos com sede, em vez de usar copos plásticos e garrafas pet que agora lotam os oceanos.

> Canetas: recarregávamos com tinta tantas vezes ao invés de comprar outra. Amolávamos as navalhas, ao invés de jogar fora todos os aparelhos 'descartáveis' e poluentes só porque a lâmina ficou sem corte.

> Na verdade, tivemos uma onda verde naquela época. Naqueles dias, as pessoas tomavam o bonde ou ônibus e os meninos iam em suas bicicletas ou a pé para a escola, ao invés de usar a mãe como um serviço de táxi 24 horas. Tínhamos só uma tomada em cada quarto, e não um quadro de tomadas em cada parede para alimentar uma dúzia de aparelhos. E nós não precisávamos de um GPS para receber sinais de satélites a milhas de distância no espaço, só para encontrar a pizzaria mais próxima.

> Então, não é risível que a atual geração fale tanto em "meio ambiente", mas não quer abrir mão de nada e não pensa em viver um pouco como na minha época?


CONCLUSÃO :

Uma velha senhora foi ao supermercado,quando estava na fila, a mulher do caixa falou para ela:
-A senhora precisa começar a trazer sacolas reutilizáveis porque as sacolas plásticas prejudicam meio ambiente.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O que vou ser quando crescer


Eu queria ser um arquiteto, jogador de futebol, professor e cientista.


 Ser arquiteto é muito importante para as montagens de casas, campos de futebol e prédios.
 Queria desenhar uma arquitetura bem importante para as montagens do Brasil.Como o maior prédio do mundo.






A atividade física tem uma importância enorme nos músculos e favorece uma vida mais saudável para todos.
 Tudo isso nós já sabemos, porém o futebol é a forma legal do homem se divertir com os amigos.











                                                             AUTOR: Mohamed Al Saifi

O que vou ser quando crescer

Na minha vida eu queria ser jogador de futebol, empresário, veterinário, biólogo marinho,advogado etc.
Mais pensei bem e cheguei em uma conclusão que eu queria ser arquiteto porque o arquiteto pensa sobre a evolução nacional e internacional da moradia e conforto da sua casa.
Sem os arquitetos não existiriam moradias e prédios comerciais,eles trabalham com desenhos relacionados a cálculos matemáticos.
O aspecto, talvez, mais importante da arquitetura seja o desenvolvimento e a construção do ambiente.

AUTOR: João Vinícius de Castro Donato

terça-feira, 19 de março de 2013

Sistema de numeração binário


                                                  Sistema de numeração binário


O sistema binário ou de base 2 é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, ou seja, zero e um (0 e 1).[1][2]
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado).[3] Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits, ainda, é chamado de nibble.
Um processador é formado por milhares de blocos lógicos complexos, formados por portas lógicas básicas, e o funcionamento destas está amparado por um postulado fundamental a eletrônica digital que determina que um circuito opere apenas com 2 níveis de tensão bem definidos. Em um circuito digital TTL (Transistor Transistor Logic), os dois níveis de tensão padronizados são 0V (zero volt) e 5V (cinco volts). Ao projetar um sistema digital, ao invés de trabalhar com níveis de tensão trabalha-se com níveis lógicos, então, no caso do circuito TTL, 0V será representado por “0” e 5V será representado por “1”, e os níveis de tensão entre eles serão ignorados, ou seja, adotar-se-à uma faixa até a qual será considerado nível lógico zero, e a partir dela, nível lógico 1. Neste caso, de 0V a 2,5V temos “0”, e a partir daí até 5V temos “1”.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado).[4] Toda a electrónica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
_____________________________________________________________________
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.

O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda eletrônica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos eletrônicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.
_____________________________________________________________________
A conversão entre sistemas numéricos é feita com base em algumas regras e serve para que se obtenha o valor de um elemento no sistema numérico mais adequado a cada situação. Entre os sistemas numéricos mais utilizados na computação há o binário, decimal, octal e sistema hexadecimal. Cada um destes apresentando sua própria faixa de valores possíveis, e cada um possui uma aplicação específica, dentro da Ciência da Computação.
Índice  [esconder]
1 Sistema binário
1.1 Conversão de decimal em binário
1.2 Conversão de Binário para Decimal
2 Hexadecimal
2.1 Conversão de Decimal para Hexadecimal
2.2 Conversão de Hexadecimal para Decimal
3 Octal
3.1 Conversão de Decimal para Octal
3.2 Conversão de Octal para Decimal
4 Ver também
[editar]Sistema binário

[editar]Conversão de decimal em binário
Para realizar a conversão utiliza-se o método de divisão repetida.
Para converter, por exemplo, o número decimal 1985 em binário deve-se fazer o seguinte:
Dividir o número decimal por 2. Caso o resultado seja exato, aquela divisão terá resto 0 (zero), se não for exato terá resto 1 (um). Esse valor deve ser anotado da direita para a esquerda ou como explicado abaixo do exemplo.
Deve-se dividir o número até que o quociente da divisão seja igual a 0 (zero).
Divisão           Quociente                  Resto
1985/2                  992                            1
992/2                    496                            0
496/2                    248                            0
248/2                    124                            0
124/2                      62                            0
62/2                        31                            0
31/2                        15                            1
15/2                          7                            1
7/2                            3                            1
3/2                            1                            1
1/2                            0                            1
Observe que o resultado é obtido juntando o resultado da última para a primeira divisão, ou seja, de baixo para cima, onde o resultado é o seguinte número binário: 11111000001.
Outra forma desta conversão (mais prática) é ir subtraindo o número em decimal das potências de base 2 até dar 0. Subtraia da maior potência de base 2 possível. Deve se marcar 1 quando você efetua a subtração, e 0 no restante (os zeros à esquerda devem ser desprezados).
Por exemplo:
      128 64 32 16 8 4 2 1
22 -->  0  0  0  1 0 1 1 0
Logo 22 em decimal = 10110 em binário
O maior número de base 2 possível pra ser subtraído de 22 é 16, sobrando 6. O maior número possível para subtrair de 6 é 4, sobrando 2. O maior número a ser subtraído de 2 é o próprio 2, resultando 0 e assim finalizando a conversão.
Outro exemplo:
      128 64 32 16 8 4 2 1
35 -->  0  0  1  0 0 0 1 1
logo 35 em decimal = 100011 em binário

pois: 35 - 32 = 3
3 - 2  = 1
1 - 1  = 0
Se o número em decimal é menor que zero, toma-se o valor absoluto, ex. "-5" --> "5", iniciamos o quociente com um quociente > 1, enquanto o quociente for maior que 1 faz-se consecutivamente a divisão do valor absoluto por 2 e iguala-se imediatamente a seguir o valor absoluto ao valor do quociente. Se o número de vezes em que foi possível dividir por 2 e obter um quociente > 1 for inferior a um valor múltiplo de 8 então acrescenta-se a esse número vezes o valor que for necessário para chegar ao próximo múltiplo de 8. A seguir pega-se no número de vezes e cria-se uma variável que será igual a [2^(Número de vezes)]+[número decimal negativo inicial] A seguir pega-se no valor desta variável e converte-sa para binário como visto em cima.
Se o número em decimal tiver casas decimais, ex (1.34) acrescentamos à expressão em binário um "." e considera-se um número de vezes em que se pretenda converter para binário a parte de casas decimais ex: enquanto não chegar a 50 vezes fazemos a parte com casas decimais ser multiplicada por 2, a seguir agarramos na parte à esquerda da virgula do resultado desta multiplicação e adicionamo-la à conversão em binário à direita do ".".
Em JavaScript poderia ser feito assim:
function decParaBin( numDecimal ) {
        for ( binário = []; numDecimal > 1; ) {
                resto = Math.floor( numDecimal % 2 );
                numDecimal /= 2;
                binário.unshift( resto == 1 ? 1 : 0 );
        }

        if ( !/[^0]/.test( binário.join('') ) ) binário.unshift( 1 );

        return binário.join('');
}

//Ou
x = 170;
x.toString( 2 ); //10101010
[editar]Conversão de Binário para Decimal
  1         1        1       1        1        0        0        0        0        0        1
2^10 * 1  2^9 * 1  2^8 *1  2^7 * 1  2^6 * 1  2^5 * 0  2^4 * 0  2^3 * 0  2^2 * 0  2^1 * 0  2^0 * 1
         +        +       +        +        +        +        +        +        +        +
 1024      512      256     128      64       0        0        0        0        0        1
                                              =
                                             1985
Da direita para a esquerda elevamos 2 à potência do índice e multiplicamos pelo dígito binário identificado por esse índice. Desta forma o primeiro dígito binário que encontramos é o 1 no índice 0 , assim temos: 2^0 * 1. Após realizarmos essa operação para todos os zeros para todos os dígitos, somamos o resultado. O resultado desta soma é o número que estamos buscando.
Em JavaScript:
function binParaDec( numBinário ) {
        var base2 = [],
            decimal = 0,
            binário = numBinário.toString();

        for ( i = binário.length, j = 1; --i > -1; j *= 2 ) base2.unshift( j );

        for ( i in binário ) {
                if ( binário[i] == 0 ) delete base2[i];
                else decimal += base2[i];
        }

        return decimal;
}

//Ou simplesmente
x = 10101010;
parseInt( x, 2 ); //170
_____________________________________________________________________
O sistema decimal é muito usado no cotidiano, pois nos oferece uma forma mais simples de manipular os números em determinadas situações matemáticas, é composto por dez números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9.
O uso da Matemática em situações diversas não diz respeito somente ao homem, os computadores utilizam números para efetuar cálculos complexos com uma maior rapidez e praticidade. O sistema binário é usado pelos computadores é e constituído de dois dígitos o 0 e o 1. A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos.
A criação do sistema de numeração binária é atribuída ao matemático alemão Leibniz.

Numeração Binária e Numeração Decimal

Transformando decimal em binário

14(base10) = 1110(base2)

14 / 2 = 7 resto 0
7 / 2 = 3 resto 1
3 / 2 = 1 resto 1


36(base10) = 100100(base2)

36 / 2 = 18 resto 0
18 / 2 = 9 resto 0
9 / 2 = 4 resto 1
4 / 2 = 2 resto 0
2 / 2 = 1 resto 0

O número binário será formado agrupando o último resultado seguido dos restos das divisões anteriores.

Transformando binário em decimal

110100(base2) = 52 (base10)



1

1

0

1

0

0

casa 6

casa 5

casa 4

casa 3

casa 2

casa 1

25

24

23

22

21

20

1 x 25

1 x 24

0 x 23

1 x 22

0 x 21

0 x 20

1 x 32

1 x 16

0 x 8

1 x 4

0 x 2

0 x 1

32

16

0

4

0

0


32 + 16 + 0 + 4 + 0 + 0 = 52



1100100(base2) = 100(base10)



1

1

0

0

1

0

0

casa 7

casa 6

casa 5

casa 4

casa 3

casa 2

casa 1

26

25

24

23

22

21

20

1 x 26

1 x 25

0 x 24

0 x 23

1 x 22

0 x 21

0 x 20

1 x 64

1 x 32

0 x 16

0 x 8

1 x 4

0 x 2

0 x 1

64

32

0

0

4

0

0


64 + 32 + 0 + 0 + 4 + 0 +0 = 100.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_bin%C3%A1rio